O retorno do Sarampo



Foi confirmada a primeira morte causada pelo sarampo. Aconteceu em Manaus, onde um menino de sete meses, que não havia sido vacinado apresentou os primeiros sintomas no dia 23 de junho, foi internado no dia 25 e faleceu três dias depois.

O resultado da sorologia realizada pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (LACEN/AM), diagnosticou o sarampo como a causa da morte da criança. Um outro caso suspeito, foi a da morte de uma menina de nove meses de idade, mas como a sorologia não foi feita, não há confirmação neste caso. As duas crianças residiam na zona oeste da cidade de Manaus, onde o índice de vacinação é muito baixo.

Subiu para 53 o número de casos suspeitos de sarampo em Manaus, de acordo com o último Boletim Epidemiológico, divulgado no dia 27 de junho, pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam). Quatro casos da doença já foram confirmados na capital e um foi descartado. Além das suspeitas em Manaus, um caso suspeito vem sendo acompanhado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) no município de Humaitá (a 590 km da capital em linha reta).

Em Manaus,a maioria dos pacientes são crianças menores de um ano. Há dois casos em que os pais desses pacientes apresentaram os sintomas também.

O prefeito de Manaus decretou "Situação de Emergência" no dia 03 de julho, para agilizar os processos e procedimentos necessários para conter o avanço da epidemia do sarampo na capital.

Comentários